Ensinar e Educar no Futebol

 

Para quem quer aprender a jogar futebol, em especial as categorias infantil e juvenil, é fundamental ter o contato com a bola de diversas formas em diversos espaços, usando os pés, mãos, cabeça, corpo, braços e pernas.

É fundamental que esse processo de aprendizado, vivência, experimentação, realização, avanços seja parte de um equilíbrio de duas concepções.

As duas concepções são:  o ENSINO e a EDUCAÇÃO

No futebol, o ENSINO constitui-se na pedagogia levada para os campos e quadras, para a classe de alunos, seguindo uma determinada teoria – tecnicista, empírica, sistêmica –  visando o saber prático, devendo avaliar, julgar, corrigir, repetir, até chegar num resultado de preferência positivo, satisfatório, segundo a classificação de padrões de comportamento dentro das regras do jogo.

A EDUCAÇÃO parte de uma liberdade de meios para solucionar situações práticas, onde o aluno assume o processo de desvendar as relações de causa e efeito, de criar, descobrir, apresentar, relatar…enfim, usar de seu portfólio de experiência para favorecer perspectivas, desfrutar de um desfecho qualquer e divertir-se ativamente.

Cabe aos professores ou treinadores, apresentarem planos de aula ou treino que consigam conciliar as duas formas de praticar futebol, dando chance para o surgimento de cidadãos que, no futuro de suas vidas, diante de situações embaraçosas, se encorajem de pensar, construir, elaborar, planejar, solucionar em ambiente dentro e fora de campo.

 

Autor: Alexandre Chemello

Colaboração: Critical Refine Method