Abordagem Sistêmica

 

"Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na ideia de um determinado objeto de estudo possuir diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências e, que conceitos e princípios emanados de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de determinado fenômeno. (Wikipedia)"

 

O futebol, como esporte, é um fenômeno de vários contextos em que a diversidade de análises atribuídas ao jogo devem considerar uma infinidade de fatores conectados entre si e que influenciam os acontecimentos.

Partindo do conceito de interatividade sistêmica, o resultado de uma partida não pode ser explicado somente por acontecimentos inerentes ao referido jogo, mas a partir de todo um processo, no qual destacam-se o planejamento, o treinamento e o próprio jogo.

Compreendendo o futebol além do conhecimento conferido pelo senso comum, a análise do processo na perspectiva sistêmica propicia o estabelecimento de conjunções entre o planejamento, o treinamento e o jogo.

O planejamento concebe diretrizes, baliza a atuação do treinador e da comissão técnica, configurando um momento de introduzir eficácias ao processo.

A elaboracao do plano de treinamento proporciona aos profissionais da comissão técnica introduzirem novos recursos e, assim, potencializar o desempenho competitivo.

Neste sentido, o portfólio de recursos, num jogo, nos momentos táticos, de manutencao e redução de eficiência, pode restaurar a produtividade do sistema.

Compreender o jogo como um sistema complexo, a partir da sistematização entre o planejamento e o treinamento, amplia o entendimento das relações do todo e entre as partes, e prepara melhor os responsáveis pelas ações nos seus diversos momentos.

Neste sentido, a compreensão do processo na perspectiva sistêmica não condicionará o sucesso da atuação competitiva, mas instituirá tendências aos “acontecimentos” estabelecidos no jogo e a otimização nos processos de criar e solucionar, intrínsecos a ele.

 

Autor: Alexandre Chemello