Aspectos Psicológicos Ligados ao Esporte
O esporte atrai muito a atenção das pessoas em geral e frequentemente é um dos assuntos mais comentados e debatidos em grupos de pessoas e na mídia. Isso se deve a quanto o esporte está conectado à vida humana contemporânea. Esse processo iniciou aos poucos na história, na medida em que a sociedade foi se tornando mais complexa, organizada e regida por leis universais em prol de um convívio social melhor e de paz.
Na medida em que foi aumentando o número de interessados no esporte, o que era motivo de atenção e comportamento individual, passou a ser também motivo de comportamento coletivo, na proporção do maior interesse comum das pessoas. Dai, aspectos psicológicos se tornaram uma importante parte do esporte em geral, do torcedor ao praticante.
Os processos psicológicos individuais mais comuns ligados ao esporte são a identificação e a projeção. As pessoas identificam nos jogadores, atletas e personalidades do esporte em geral, modelos de pessoa e reconhecem nas virtudes desses ídolos suas próprias virtudes, podendo dar vazão a sentimentos reprimidos.
Outro aspecto psicológico possivelmente envolvido é o inconsciente coletivo, onde os torcedores expressam da mesma maneira um determinado comportamento diante de seu time, por exemplo. Uma determinada corrente de pensamento da psicologia diz que isso acontece porque o ser humano tem imagens armazenadas na mente, passadas historicamente ao longo da evolução, que transcendem a sua vivência, e que são libertadas em situação coletivas, podendo contrariar ou se distanciar do seu jeito de agir individual. Outra corrente diz que são regressões a comportamentos mais primitivos da mente que se manifestam na medida em que o contexto coletivo é semelhante ao que se tem nessa memória de “baixo nível”.
Podem existir também questões relacionadas a traumas psicológicos, certo tipo de manifestação conectada aos eventos angustiantes em que se dá o esporte, com uma carga alta de estresse, onde ampliam as emoções da experiência vivida.
Enfim, podemos dizer que os aspectos psicológicos fazem as pessoas terem prazer, se apaixonarem, se envolverem, transferindo ao esporte um valor a mais em relação a tantas atividades da vida moderna.
Autor: Alexandre Chemello